PALESTRANTE

PAULA MACEDO

Paula Macedo: Psicóloga com Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas; Especialização em Psicologia da Saúde pela UNIFESP; Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo e MBA de Gestão da Experiência do Paciente. Psicóloga da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP desde 2002. Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar-SBPH; foi Diretora Presidente na Gestão 2015-2017. Professora convidada em diversos cursos de Pós-graduação na área de Psicologia da Saúde e Hospitalar e autora de publicações na área.

ATIVIDADES:

1) Conversa com Especialista 1 “Sofrimento e Saúde Mental da

Equipe”, com o tema “Prevenção e Promoção de Saúde Mental em

Estudantes e residentes de medicina e enfermagem”, no dia 15 de setembro

de 2023, das 17h às 18h.

Resumo: A preocupação com a saúde mental dos profissionais e trabalhadores da saúde tem sido fonte de grande preocupação nos últimos anos. O adoecimento mental é uma das principais causas de afastamentos do trabalho no Brasil e no mundo. Além de inúmeras medidas adotadas para diminuição do risco psicológico presente na tarefa assistencial, esta população dos estudantes e residentes da área da saúde passa a ser um foco importante de atenção, pois muitos dos processos desencadeadores de altos níveis de estresse se manifestam já na fase de formação, com o surgimento de vulnerabilidades emocionais, dificuldades relacionais, altos níveis de auto cobrança, descuidos com a própria saúde, além do consumo excessivo de álcool, substancias e medicações psicotrópicas. A prevalência de quadros de depressão, ansiedade e o risco para suicídio é aumentado nesta população. Ações de prevenção e promoção de saúde tem sido desenvolvidas nas universidades e ambientes de treinamento, para cuidados com a saúde mental e desmistificação do tema.

2) Mesa Redonda 2 “Cuidado centrado na pessoa”, com o tema:

“Interface entre a experiência do paciente e a saúde mental dos

Profissionais de saúde”, no dia 16 de setembro de 2023, das 9h às 10h30.

Resumo: O fator humano é decisivo para a qualidade dos serviços prestados à população, na busca de desfechos positivos e entregas alinhadas com os valores das instituições. Cada vez mais, tanto o cuidado centrado na pessoa, bem como a relevância da experiência do paciente, têm mostrado a relação direta com a saúde mental dos

profissionais de saúde, pois é nesta interface de cuidados, que aspectos importantes da emocionalidade dos profissionais são indispensáveis como por exemplo: habilidade comunicacional, capacidade relacional, regulação emocional, resiliência, adaptabilidade, plasticidade, escuta ativa e auto percepção. O desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais chamadas de ‘Soft Skills’ são um importante campo de atuação do psicólogo na saúde. A interferência dos aspectos disfuncionais da saúde mental dos profissionais na tarefa assistencial, na relação com os pacientes e familiares, e no trabalho em equipe, acarreta prejuízos diretos na experiência dos pacientes e também dos trabalhadores, contribuindo para a cronificação do trabalho penoso e emocionalmente insalubre. O cuidado intensivo com a saúde mental de todos os atores deste cenário promove saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho.